QUESTIONÁRIO DE FUNDAMENTOS DA SOLDAGEM II

CAPÍTULO I

a)    O que é soldagem?
A operação que visa a união de duas ou mais peças, assegurando na junta, a continuidade das propriedades físicas e químicas
b)   Porque é possível se soldar dois blocos de gelo por aproximação?
Na superfície do sólido, ao contrário do seu interior, os átomos possuem um nível de energia maior por se ligarem a menos vizinhos. Esta energia é reduzida quando esses átomos ligam-se entre si, possibilitando uma ligação permanente quando a distância entre as duas pedras forem mínimas, formando uma espécie de "solda" entre elas.
Ao comprimir os dois cubos de gelo a pressão pode atingir um valor tal que a temperatura de fusão do gelo se torne inferior àquela em que os blocos se encontram (suposto inferior a 0°C). Assim o gelo começa a fundir. Ao parar a compressão, a água resultante da fusão, estando abaixo de 0¬°C, solidificará soldando os cubos de gelo.
c)    Quais as principais vantagens e desvantagens da soldagem?
Vantagens:  Juntas de integridade e eficiência elevadas. Grande variedade de processos. Aplicável a diversos materiais. Operação manual ou automática  Pode ser altamente portátil. Juntas podem ser isentas de vazamentos. Custo, em geral, razoável. Junta não apresenta problemas de perda de aperto.
Desvantagens: Não pode ser desmontada. Pode afetar microestrutura e propriedades das partes. Pode causar distorções e tensões residuais. Requer considerável habilidade do operador. Pode exigir operações auxiliares de elevado custo e duração (ex.: tratamentos térmicos)  Estrutura resultante é monolítica e pode ser sensível a falha total
d)   Que outros ramos da ciência e da tecnologia contribuem para o desenvolvimento da soldagem?
Em ramos como a eletrônica, informática, sistemas de acionamento lançam no mercado a cada ano uma grande quantidade de novidades, novos materiais necessitam e novas técnicas de soldagem, com isso o ramo de soldagem acaba se aperfeiçoando e inovando para suprir as necessidades dos avanços.
e)   Que tipos de materiais, além dos metais, podem ser soldados?
Atualmente trabalha-se com a soldagem de diversos materiais, incluindo, além dos tradicionais, os plásticos e os vidros.
f)    Existem produtos impossíveis de serem fabricados sem a utilização da soldagem? Cite alguns, se for o caso.
Sim. Muitos produtos não podem prescindir da soldagem em seu processo de fabricação a exemplo dos produtos de usina nuclear, vasos de pressão e equipamentos da indústria química
g)   Em que casos a soldagem não é recomendada como processo de união?
Não se recomenda o uso de solda  em estruturas espaciais (coberturas de grandes áreas, pois a dilatação térmica da estrutura prejudicaria todo o trabalho)e em juntas que precisem ser desmontadas, por ser uma união permanente. 

CAPÍTULO 3

a)   Que equipamentos de proteção individual são recomendados para a proteção de soldadores e operadores de soldagem?  
Máscara de escurecimento automático; - Botas de couro; - Avental de couro (raspa); - Mangotes de raspa; - Luvas de vaqueta; - Máscara para fumos de solda; - Touca; - Pederneiras de couro e Capacete de proteção.
b)  Cite medidas de segurança  Para proteção de instalações e equipamentos de soldagem.
Plano de segurança abrangendo as áreas de para operações de soldagem e corte, compra de equipamentos de soldagem e equipamentos de segurança devidamente aprovados, estabelecimento e fiscalização de normas de segurança interna, execução de programas de treinamento no  uso do equipamento de trabalho e de segurança, procedimentos em caso de emergências ou  acidentes, utilização de sinalização de segurança e inspeção e manutenção periódica dos equipamentos e instalações além de manter os locais sempre limpos e organizados.
C) Qual a diferença entre segurança pessoal e de terceiros?
A segurança pessoal  diz respeito a todo dispositivo, produto e medidas para proteção individual do trabalhador, de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Segurança coletiva envolve medidas e equipamentos utilizados para proteção, enquanto um grupo de pessoas realiza determinada atividade, ou exercício.
Segurança de terceiros, envolve medidas e procedimentos destinados a garantir que a execução de determinado trabalho não afete nem coloque em risco a segurança de outras pessoas que, embora não envolvidas no trabalho, possam ser afetadas. Exemplo: tapumes que evitam o acesso de pessoas alheias às atividades da obra e protegem os transeuntes da projeção de materiais.
D) porque a segurança é uma tarefa coletiva?
Todos, efetivamente, podem ser prejudicados pela ausência de segurança e pela ocorrência de acidentes e prevenção quer dizer, ver antecipadamente, chegar antes do acidente, preveni-lo, não deixar que aconteça. Prevenir é mais econômico, mais sensato, mais humano. Reduzindo o índice de acidentes serão eliminados problemas que afetam o homem e a produção.
E) Porque esforços individuais são pouco efetivos na prevenção de acidentes?
A segurança em instalações industriais é uma tarefa coletiva.  considerado de forma solitária, o esforço individual é, realmente, pouco efetivo; mas, somado coletivamente, os esforços individuais, em sua totalidade  de comprometimento, garantem a efetiva segurança.
CAPÍTULO XI
a)   Desenhe, esquematicamente, uma chama neutra e defina-a.
CHAMA NEUTRA OU NORMAL - É a chama de maior utilização para o processo de soldagem oxiacetileno. Esta chama é resultante da mistura de Acetileno e Oxigénio em partes iguais, daí o seu nome de "neutra". Apresenta duas zonas bem definidas que são o cone e o envoltório. A chama neutra é de particular importância para o soldador, não só por seu uso em soldas e cortes, como também por fornecer uma base para regulagem de outros tipos de chamas. Esta chama poderá atingir temperaturas da ordem de 3100ºC. É utilizada para soldas de ferros fundidos, aços, alguns bronzes, cobre latão, níquel, metal monel, enchimentos e revestimentos com bronze.
CARBURANTE.
b) Por que uma chama redutora não deve ser usada na soldagem de um aço de baixo carbono?

Por que na soldagem de aço carbono forma-se uma junta porosa e quebradiça
c)   Quais as diferenças entre maçaricos de soldagem e de corte?


Maçarico de solda- O maçarico de soldar é composto de um dosador, onde o oxigênio circula numa pressão de 2-5bar, provocando uma depressão que arrasta o acetileno (0,4 bar), formando a mistura. A mistura circula até o bico de maçarico, em condições para iniciar a chama.
Maçarico de Corte- O maçarico de Oxicorte mistura o gás combustível com o Oxigênio de aquecimento, na proporção correta para a chama, além de produzir um jato de Oxigênio de alta velocidade para o corte. O equipamento consiste de uma série de tubos de gás e válvulas de controle de fluxo dos gases Oxigênio e combustível
a)   Por que é difícil, ou mesmo impossível o corte oxi-acetileno do alumínio?

Por que a fusão da chapa dar-se-ia antes da fusão do ácido correspondente             

Comentários

Postagens mais visitadas