DUREZA X TENACIDADE

DUREZA - É a resistência que a superfície de um material tem ao risco. Um material é considerado mais duro que o outro quando consegue riscar esse outro deixando um sulco. Para determinar a dureza dos materiais, podemos usar uma escala de 1 a 1O. O valor 1 (um) corresponde ao mineral menos duro conhecido pelo homem, o talco. Por sua vez, o valor 10 é a dureza do diamante, o mineral mais duro. ' Em virtude da diversidade de materiais existem outros tipos de testes para avaliação da dureza. São eles:
BRINELL- realizado com uma esfera sendo forçada sobre a superfície do material;
ROCKWELL - com um cone de diamante sendo forçado sobre a superfície do material, indicado para materiais muito duros;
 VICKERS- que emprega uma pirâmide de diamante sendo forçado sobre a superfície do material - indicado para teste em chapas ou corpos de pouca espessura;
 SHORE - que é realizado pressionando-se um pino (com a ação de uma mola) contra o elastômero para penetrá-lo, este teste é indicado para materiais mais elásticos e espumas como as borrachas e poliuretanos celulares neste caso, temos a Dureza Shore que pode ser A (- duros), B, C ou D (+ duros).
TENACIDADE - Corresponde à capacidade do material de absorver energia até sua ruptura.
Para pequenas taxas de deformação, a tenacidade é determinada pela área da curva de tensão-deformação (teste de tração).
A tenacidade à fratura é uma propriedade indicativa da resistência do material à fratura quando este possui uma trinca.


Comentários

Postagens mais visitadas